top of page

Mundano usa lama tóxica de Brumadinho em painel inspirado em Tarsila do Amaral

Mundando, um dos principais artivista do Brasil, relembra um dos maiores crimes ambientais da história recente do nosso país: a tragédia da barragem de Brumadinho.


O artista utilizou parte da lama tóxica residual do acidente para criar um incrível painel. Inspirado na obra ‘Operários’, clássico de Tarsila do Amaral e da pintura nacional, a releitura fica em um prédio em frente ao Mercado Municipal de São Paulo.


O trabalho combina a lama com tinta spray. Mundano sampleou o clássico para tratar de um tema que não deve ser esquecido: a tragédia de Brumadinho. “Era necessário criar um monumento, uma homenagem. Algo para a gente não esquecer da tragédia”, afirmou à CBN.




“O crime em Brumadinho completa 1 ano e, pra não cair no esquecimento e continuar cobrando justiça, resolvi me desafiar a fazer A maior obra da minha vida usando a lama tóxica da Vale como tinta. A obra final tem mais de 800m2 e é uma releitura de “Operários” de Tarsila do Amaral (1933) . Ela compõe a série #releiturasmundanas , e pode ser vista ao vivo na lateral do Edifício Minerasil, em frente ao Mercado Municipal de São Paulo”, afirmou o artista em suas redes sociais.


Fazendo uma releitura de Tarsila do Amaral, o ‘artivista’ também recriou o Abaporu em tempos de lama. Com apoio de familiares da grande pintora modernista brasileira, ele criou uma obra certamente impactante. O nome da obra? ‘Abaporupeba’, relembrando o rio que foi destruído pelo acidente causado pela Vale do Rio Doce.



Mundano colheu a lama de Brumadinho nos pés do Rio Paraopeba e também recriou outro clássico da pintura brasileira. ‘Mestiço’, de Cândido Portinari, se transportou das plantações de um Brasil passado e foi parar num mar de lama no Brasil presente.


“Mestiço, pra mim, é um símbolo desse artivismo e, por isso, a escolhi. Quando comecei a estudar o quadro quase desisti tal a quantidade de detalhes na paisagem. Como poderia dar certo reproduzir essa genialidade pintada a óleo pelo grande Candinho com meu traço duro de spray e lama?”, afirmou Mundano ao site Conexão Mundo.




Mundano usa lama tóxica de Brumadinho em painel inspirado em Tarsila do Amaral

コメント


bottom of page