20 plantas para ter no escritório e aumentar a produtividade!
- Solo3 Ecovibes
- 11 de dez. de 2023
- 5 min de leitura
O contato com a natureza estimula o bem-estar, desperta satisfação e incentiva a concentração no ambiente de trabalho
Por Aline Melo via Casa e Jardim

Seja no ambiente corporativo, seja em casa, cultivar plantas no escritório é uma forma eficiente de agregar maior bem-estar à rotina. Desde a pandemia, pessoas e empresas têm buscado cada vez mais o paisagismo como ferramenta para transformar ambientes internos e criar uma atmosfera que favoreça a produtividade – intimamente ligada à saúde mental.
Segundo a paisagista Ñana Guimarães, desde que haja uma certa ventilação e iluminação, as plantas podem trazer vários benefícios neste sentido, estimulando o bem-estar, o frescor, a concentração e a qualidade do ar. "Uma planta com certeza aumentará a satisfação de trabalhar nesse local e, em algum nível, trará bem-estar para os funcionários", afirma.

A escolha das espécies deve considerar a incidência de luz no seu escritório ou home office. No geral, as plantas de meia-sombra e sombra são mais indicadas para ambientes internos.
As plantas de meia-sombra precisam de muita claridade, mas não podem ser expostas ao sol direto entre 10h e 17h. O ideal é que fiquem posicionadas bem próximas às janelas. As de sombra, por sua vez, demandam somente luz indireta por pelo menos 2 horas ao dia e podem ocupar escrivaninhas, prateleiras e nichos.

“Para plantas em nichos ou prateleiras, é melhor usar vasos ou jardineiras autoirrigáveis, assim, os cultivos se mantêm nutridos para se desenvolverem com todo potencial”, indica a paisagista Rayra Lira, da J Lira Green Life.
Abaixo, confira 20 plantas para ter no escritório!
1. Antúrio
Para quem aprecia flores, o antúrio traz cor ao escritório sem um grande custo de manutenção. Rústica, a planta deve ser borrifada com água regularmente e regada duas vezes por semana. Já o solo deve ser aerado, leve e drenável.

2. Babosa

A babosa, também conhecida pelo nome científico Aloe vera, é sensível ao frio e deve ser cultivada longe da luz direta do sol, por isso, é uma escolha certeira para o seu escritório. Além disso, suas folhas possuem diversas propriedades a serem aproveitadas pós-expediente.
3. Begônia maculata

Famosa pelo padrão de suas folhas, a Begônia maculata aprecia ambientes de meia-sombra ou luz difusa e regas a cada 4 dias.
4. Ciclanto

Se você procura uma espécie de maior porte, o ciclanto é uma boa opção. De nome científico Cyclanthus bipartitus, seu caule é quase inexistente. Já as suas folhas são exuberantes: grandes, largas e com aspecto amassado. Vai super bem em ambientes internos à meia-sombra e não precisa de vasos muito fundos.
5. Clorofito

Por ser de pequeno porte, a Chlorophytum comosum é muito indicada para home offices. Ela é uma planta de pleno sol ou meia-sombra e de solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica. A rega deve sempre manter o substrato úmido.
6. Costela-de-adão

A costela-de-adão é uma espécie de meia-sombra, que pode ser cultivada em vasos, desde que posicionados próximos às janelas, mas não permita que o ar-condicionado resseque a planta! Regue duas vezes por semana, e borrife água também nas folhas.
7. Espada-de-são-jorge

Embora energeticamente não seja recomendado cultivar a espada-de-são-jorge dentro de casa, ela é uma opção para escritórios corporativos. Ela pode ser cultivada sob muita luz ou meia-sombra e deve ser regada semanalmente ou quando o solo estiver seco.
8. Ficus lyrata

Outra espécie ornamental muito querida é a Ficus lyrata, com folhas grandes e brilhantes. Ela prefere ambientes bem iluminados, mas a incidência de luz direta pode queimar suas folhas. Já a rega deve manter sempre o substrato úmido.
9. Hera-inglesa

Conhecida popularmente como hera ou hera-inglesa, a espécie Hedera helix é nativa da Europa, mas muito querida também pelos brasileiros. Frequentemente cultivada como planta pendente, pode chegar a até 12 m de comprimento. Apresenta ramos longos, folhas brilhantes em tom verde-escuro, que podem ser variegadas de branco, prata ou amarelo. Fácil de cuidar, possui crescimento rápido e pode ser cultivada à meia-sombra.
10. Jiboia

Super versátil, a Epipremnum pinnatum pode ser usada como trepadeira ou planta pendente – o que a torna excelente para escritórios, já que traz o verde sem comprometer o espaço. Com folhas em formato de coração, ela se adapta a ambientes com pouca luminosidade e também a sol pleno.
11. Lírio-da-paz

De médio porte, o lírio-da-paz é uma espécie excelente para ambientes pequenos. Ela possui brácteas que lembram flores brancas. Deve ficar em ambientes claros sem luz direta e receber regas de duas a três vezes por semana.
12. Maranta-pavão

Entre as folhas estampadas que fazem sucesso em escritórios, estão as da maranta-pavão. A Calathea makoyana prefere luz solar indireta, ambientes arejados e boa umidade do ar. A rega deve ser feita em dias alternados e, em climas secos, vale borrifar água nas folhas para evitar o ressecamento.
13. Orquídeas

Campeãs no uso interno, o gênero das orquídeas pode embelezar o escritório. Uma das espécies mais comuns é a Phalaenopsis, cujas flores arredondadas variam entre o branco, o rosa, o amarelo e a púrpura. Por ser bastante delicada, é melhor escorar sua haste com um tutor. Vale a pena substituir os vasos de plástico pelos de barro, pois são porosos e drenam melhor a água.
14. Pacová

O pacová é uma espécie resistente, que aprecia apenas luz indireta e não tolera frio – excelente para o cultivo em ambientes internos. De folhas largas e brilhantes, a planta deve ser regada semanalmente. Mas requer atenção aos pets, pois se trata de uma planta tóxica.
15. Palmeira-bambu

A Chamaedorea elegans é uma palmeira de pequeno porte, ideal para escritórios pequenos. É bem adaptada à iluminação difusa ou meia-sombra e deve ser regada duas vezes por semana.
16. Pau d'água

A Dracaena fragrans é uma planta que se dá bem em espaços internos, inclusive aqueles que usam ar-condicionado. Não a exponha diretamente ao sol e regue somente quando o solo estiver seco.
17. Peperômia

Quer apenas um vaso para compor a escrivaninha? Invista na peperômia! Suas folhagens se destacam em qualquer ambiente. A espécie prefere luz solar indireta e um ambiente úmido, além de solo aerado e drenável. Regue apenas quando a terra estiver seca.
18. Pleomele

De nome científico Dracaena reflexa, a pleomele é uma espécie arbustiva de pleno sol, mas bastante rústica e adaptável a ambientes com baixa luminosidade. Muito indicada para purificação do ar, deve ser cultivada em solo drenável e irrigado com cautela, já que não tolera falta de água nem terra encharcada.
19. Samambaia-americana

As samambaias não poderiam ficar de fora dessa lista! A espécie americana é a mais famosa no Brasil. De coloração verde-clara, apresenta folhas longas e pendentes, que costumam formar touceiras volumosas, demonstrando sua bela textura. Para tirar proveito dessas características, plante-a em vasos suspensos ou em um local alto. A iluminação ideal para cultivá-la é a meia-sombra.
20. Zamioculca

O gênero das zamioculcas é um excelente coringa para escritórios com baixa luminosidade natural e ar-condicionado, onde outras plantas dificilmente sobreviveriam. Destaca-se pela beleza de suas folhas superbrilhantes, com o aspecto de cera, em tom de verde bem escuro.
20 plantas para ter no escritório e aumentar a produtividade!
Comments